Parlamentares vão ouvir também CEOs de Google, Amazon e Apple
O Congresso dos Estados Unidos será palco de de um evento histórico na era da informação nesta quarta-feira: os diretores executivos de Google, Facebook, Amazon e Apple vão depor diante da Comissão Judiciária da Câmara.
O subcomitê antitruste da comissão investiga possíveis abusos anticoncorrência das gigantes de tecnologia em seu predomínio no mercado, que prejudicariam rivais, e também examina o real alcance das leis antitruste atuais e sua correta aplicação ao caso.
Sundar Pichai (da Alphabet, controladora do Google), Tim Cook (da Apple), Mark Zuckerberg (do Facebook) e Jeff Bezos (da Amazon) darão seus depoimentos por videoconferência, devido à pandemia do coronavírus.
Juntas, as quatro empresas têm um valor de mercado que ultrapassa os US$ 5 trilhões, segundo o site MarketWatch, e são alvos de várias investigações nos EUA, não só do Congresso como também do Departamento de Estado, da Comissão Federal de Comércio e de dezenas de estados americanos.
Só os legisladores federais reuniram mais de 1,3 milhão de documentos na investigação, das próprias empresas e de terceiros, além de mais de 385 horas de testemunhos.
O Globo