Policiais penais frustram tentativa de fuga na PED
Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, presos pertencentes à facção criminosa PCC (Primeiro Comando das Capital), hospedados no raio II da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), tentaram uma fuga e com êxito os policiais penais de plantão conseguiram deter antes que eles chegassem ao muro da instituição.
A tentativa aconteceu por volta das seis horas da manhã de hoje, após os presos da cela 33 da ala B do raio II durante a noite serraram a janela do fundo da cela, quatro deles saíram em direção ao alambrado de segurança que separa o raio 2 dos demais raios e do muro da penitenciaria.
Ao saírem, usaram a tampa de esgoto que fica no fundo da cela para tentar derrubar o poste do alambrado e ter acesso ao muro da penitenciaria. Os policiais penais viram a movimentação dos presos fora da cela e foram em direção aos mesmos para detê-los. Dois dos quatro presos conseguiram atravessar o alambrado, porém foram detidos pelos policiais, os demais não tiveram sucesso e voltaram para o interior da cela quando avistaram os policiais.
Com eles foram apreendida uma escada feita com pedaços de cabos de vassoura e tubos de ferro que os mesmos arrancam da estrutura das celas para confeccionar a escada que seria usada para pular o muro da penitenciaria.
Os quatro presos foram identificados e isolados em cela disciplinar para as devidas providências internas.
Hoje a penitenciaria estadual de Dourados possui quase 2.700 internos e plantões com cerca de 12 policiais plantonistas. O baixo efetivo dificulta ainda mais trabalho dos policiais em evitar fugas e entrada de produtos ilícitos nos presídios de Mato Grosso do Sul.