Maior apreensão de maconha da história é incinerada em Dourados
Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Federal encaminhou 28 toneladas de maconha para incineração. A droga foi apreendida na quarta-feira, em Tacuru/MS, numa ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, na maior apreensão de drogas da História do Brasil.
Com apoio da Força Nacional, foram utilizadas oito viaturas para escolta da carreta com a carga de droga. A equipe foi composta por 18 policiais, sendo nove federais e nove policiais da Força Nacional. A queima foi executada em uma usina na região de Dourados.
Conforme informações policiais, somente neste ano, já foram realizadas duas operações para destruição de drogas apreendidas que, somadas a esta, totaliza cerca de 60 toneladas incineradas.
Ainda de acordo com a PF, a queima da droga foi agilizada por segurança, visando minimizar o risco de se manter o entorpecente sob custódia do Estado, tendo sido providenciadas com agilidade autorizações de diversos órgãos, como Justiça Federal, Justiça Estadual, Ministério Público e Vigilância Sanitária.
Prisão preventiva do motorista
Nesta quinta-feira (21), o Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República Eduardo Rodrigues Gonçalves, em substituição no município de Naviraí, manifestou-se pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do homem identificado como Vanderlei, motorista do caminhão.
Conforme ocorrência, Vanderlei receberia R$ 40 mil para levar a droga de Ponta Porã até São Leopoldo (RS). Para o MPF, trata-se de tráfico internacional de drogas, considerando a quantidade de entorpecente e o fato de ter sido entregue ao motorista em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.