Ex-comandante do DOF também é alvo da terceira fase da Oiketicus
O ex-comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Kleber Haddad Lane, é um dos alvos da Operação Avalanche, terceira fase da Oiketicus, desencadeada nesta sexta-feira (15/5) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e a Corregedoria da Polícia Militar.
Ele ficou à frente do Departamento entre março de 2017 e abril de 2019. Atualmente ele ocupa cargo de Superintendente de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul.
Além de Haddad, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, foi preso na manhã de hoje.
Nas primeiras horas do dia, equipe do Gaeco esteve na casa dele cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão.
Foram cumpridos nessa terceira fase da operação, sete mandados de prisão preventiva contra membros do alto escalão da segurança pública estadual.
Além dos nomes citados, as determinações da Justiça atingiram o tenente-coronel Wesley Freitas Araújo, de Naviraí, o major Luiz César de Souza Herculano, em Coxim, além do tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel da PM em Sidrolândia, Erivaldo José Duarte Alves e o tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima.
A Operação Oiketicus foi deflagrada pela primeira vez no dia 16 de maio de 2018 e apura suspeita de pagamento de propinas a policiais que facilitavam o tráfego de veículos com cigarros contrabandeados pelas rodovias de Mato Grosso do Sul.
Os valores desembolsados pelos criminosos aos servidores corruptos variavam de acordo com o cargo ocupado por eles.
Dourados News