Termômetros chegam a quase 39°C em Dourados
A temperatura mais alta deste ano foi registrada nesta quarta-feira (30) em Dourados. De acordo com a plataforma de monitoramento climático Guia Clima, da Agropecuária Oeste, o calorão chegou a 38.8°C, às 13h11.
Durante todo o dia, a temperatura saiu de 21.3°C às 5h30 para os quase 39°C registrados no início da tarde. Durante este mesmo período, a umidade relativa do ar passou 80% para 19%.
Com isso, Dourados entra em sistema de alerta para perigos de saúde que podem ser provocados pelo ar seco aliado ao forte calor.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de alto grau de severidade por volta das 11h chamando a atenção para os perigos que podem ser desencadeados pelo clima quente. O aviso é direcionado para quase todo estado de Mato Grosso do Sul e parte do estado de São Paulo.
Conforme previsões do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o calorão vai se estender pelo menos até o próximo domingo (4). As temperaturas máximas podem passar de 40°C durante estes dias.
Sem precipitações pluviométricas expressivas há oito dias, Dourados segue sem previsão de chuva até o próximo final de semana, de acordo com o Cptec e Inmet.
Setembro termina com chuva acumulada de apenas 42.6 mm, menos da metade esperada para o mês de acordo com a média histórica do Guia Clima, elaborada com dados a partir de 1979.