Saúde confirma 2ª morte causada por H3N2 no município; quinta registrada no estado
Dourados registrou a segunda morte em decorrência da H3N2 – subtipo da Influenza. Trata-se de uma paciente de 71 anos que estava internada no dia 18 de dezembro em unidade hospitalar da cidade. Ela apresentou piora no quadro clínico, com o óbito ocorrendo em 31 de dezembro.
A informação foi confirmada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na tarde desta terça (4). A idosa possuía comorbidades como doença cardiovascular crônica e diabetes.
Com isso, chega a cinco o número de sul-mato-grossenses que perderam a vida em decorrência da doença nos últimos dias.
Conforme o mais recente boletim epidemiológico publicado hoje, as confirmações de H3N2 em Mato Grosso do Sul saltaram de 44 em 28 de dezembro para 91, mais que o dobro, em uma semana.
A SES também tem alertado à população buscar se imunizar contra a Influenza nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelos municípios.
As mortes
O primeiro óbito em decorrência da H3N2 ocorreu no dia 21 de dezembro em Campo Grande. Trata-se de um jovem de 21 anos que deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro foi transferido para o Hospital Regional da Capital, mas não resistiu.
O segundo caso foi registrado na terça-feira (28), no município de Corumbá. A vítima era uma idosa de 76 anos, que estava internada na Santa Casa daquela cidade.
Em 30 de dezembro a primeira vítima fatal da doença em Dourados. Mulher de 55 anos com início dos sintomas no dia 23 de dezembro, dando entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) quatro dias depois, porém, não resistiu e morreu no dia seguinte.
Já o quarto óbito é de mulher de 35 anos, residente em Campo Grande. Os primeiros sintomas começaram em 29 de dezembro, ela foi internada no dia 1º de janeiro na Santa Casa e morreu no dia seguinte.
Os cinco casos foram analisados pelo Lacen MS e confirmados para Influenza A (H3N2), conforme as informações da SES.
Dourados News