Relatório de transição aponta 168 pontos que serão prioridades nos 100 primeiros dias de governo

Relatório de transição divulgado na manhã desta quarta-feira (30/12) no Sindicato Rural de Dourados, mostra 168 pontos específicos que nortearão a próxima administração municipal nos primeiros 100 dias de governo. Algumas dessas medidas são consideradas emergenciais pelo prefeito eleito Alan Guedes (Progressistas). 

A apresentação dos trabalhos finalizados em 20 de dezembro contou com a presença de parlamentares eleitos, que também realizaram questionamentos sobre as ações a serem desenvolvidas a partir do dia 1º de janeiro. 

Coordenador do grupo de transição, o professor universitário Henrique Sartori relatou algumas situações deixadas para trás pela gestão Délia Razuk (sem partido), como o impacto causado pela aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 

“Foi aprovado o novo Fundeb e a prefeitura não apresentou estudo sobre o impacto dele no município. Então isso deverá ser um ponto de atenção grave da próxima administração, de entender o que ele muda na realidade orçamentária do município e dos professores e gestores de Educação”, citou, exemplificando ações que devem ser realizadas a partir de sexta-feira (1/1).

Prioridades

Entre os pontos a serem priorizados pelo próximo governo municipal estão a falta de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia, o retorno às aulas na Rede Municipal de Ensino e a limpeza pública, prejudicada pela suspensão de processo licitatório por parte da Justiça. 

O rombo existente atualmente na Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) – algo em torno de R$ 37 milhões - é outra medida classificada como prioritária pela equipe de transição, assim como acabar com o conflito entre a autarquia e a Secretaria Municipal de Saúde, evidente entre novembro e dezembro deste ano devido à falta de repasses e atraso no pagamento de salários dos servidores públicos municipais. 

“A questão da Funsaud está no nosso radar para o início da gestão. Hoje sabemos que existe uma relação conflituosa entre a Secretaria de Saúde e a Fundação, que é uma prestadora de serviço e precisamos de uma relação mais harmônica”, disse o prefeito eleito Alan Guedes.

A transição teve início no dia 18 de novembro e foi oficializada uma semana depois durante reunião envolvendo os membros das duas equipes e o atual secretariado. 

Conforme a próxima administração, foram 21 encontros entre os membros nomeados por Alan Guedes e Délia Razuk até a finalização do documento. Todos os dados serão encaminhados ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) em até 90 dias. 

Dourados News

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis