Os imunizantes utilizados deverão ser, preferencialmente, da Pfizer ou, na sua falta, da Astrazeneca
A secretária estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), autorizou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em pessoas que tenham 50 anos ou mais, desde que respeitados os quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, disse que essa ampliação de público tem o objetivo de reduzir a mortalidade de pessoas idosas e proteger os trabalhadores da saúde que estejam nessa faixa etária.
“Nós estamos atentos às necessidades de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela Covid-19, bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral. Por isso, estamos ampliando a quarta dose para este público”, pontuou.
Dessa forma, a quarta dose está disponível para pessoas acima de 50 anos e idosos a partir dos 60, bem como para imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde.
A vacina a ser utilizada para a quarta dose deverá ser, preferencialmente, a Pfizer, ou, de maneira alternativa, a Astrazeneca.
A secretaria ainda lembra que gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto também estão aptas a serem imunizadas com a quarta dose, mas deverão receber preferencialmente o imunizante Pfizer, cinco meses após ter recebido a terceira dose.
O Estado tem, hoje, aptos a receber a quarta dose, 85.863 trabalhadores da saúde, 282.802 pessoas com 60 anos ou mais, 354.556 pessoas com 50 anos e mais, 2.158 gestantes e puérperas.
O Vacinômetro MS aponta que, nesta terça-feira, até o momento, já foram imunizadas 112.092 pessoas com a quarta dose.
Correio do Estado