População não tem adotado o distanciamento e Isolamento social continua baixo no municipio.
Na manhã desta terça-feira (14), o governo do Estado divulgou o índice de isolamento social mostrando que, apesar do número de mortes por coronavírus em Dourados ter aumentado significativamente em julho, a população não tem adotado o distanciamento de forma efetiva. Na segunda-feira, o município figurou com 41,1%, quando o recomendado pelas autoridades de saúde é 70%.
De acordo com dados disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Dourados, entre o dia 28 de março, quando foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no município, até o dia 30 de junho, foram registrados 22 óbitos pela doença.
Além das confirmações diárias de novos infectados em Dourados, o crescimento exponencial da doença também é nítido ao comparar o aumento do número de mortes por coronavírus. Em apenas 13 dias do mês de julho, foram confirmados mais 24 óbitos, ou seja, o município dobrou as mortes registradas nos primeiros três meses, chegando a 46.
Até o momento, o isolamento social é a única medida efetiva encontrada para evitar a propagação do vírus e, conforme tem mostrado os dados do governo do Estado, os douradenses não têm aderido. Neste mês, o mais próximo da taxa ideal que o município figurou foi com 52,5%, em 5 de julho, um domingo.
Dourados já soma 3.446 infectados pela doença, desses, 2.163 são considerados recuperados e 1.215 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 39 pacientes internados, 18 em leitos de enfermaria e 21 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de acordo com o boletim do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus (Covid-19).
Dos casos positivos para o coronavírus, 3.220 são do perímetro urbano, 59 dos distritos rurais, 166 da Reserva Indígena Federal e 36 de outras localidades.
Taxa de isolamento em MS
No Estado, apenas cinco municípios ficaram acima de 50% na taxa de isolamento, na segunda-feira, sendo eles, Juti (62,7%), Tacuru (57,9%), Caracol (53,3%), Aral Moreira (53,2%) e Rochedo (50,0%). Enquanto Batayporã ficou na pior colocação do ranking, com 29,5%.
Mato Grosso do Sul está também está em uma péssima colocação no índice de isolamento por estado, com 38,30%, ficando em penúltimo lugar do ranking, à frente somente do Tocantins (35,52%).