Município segue com 'risco extremo' em atualização do mapa da Covid

A avaliação de Dourados permanece a mesma no mapa que ilustra a situação da pandemia do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul.

A atualização de quarta-feira (30) classifica novamente o município de Dourados com bandeira cinza, em alusão ao nível de risco extremo diante da pandemia. A cidade entrou neste nível de risco no dia 18 de dezembro.

Com base nos novos dados, o Governo do Estado - através de equipes técnicas do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), encaminhou recomendações aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, que permanecerão vigentes até o dia nove de janeiro de 2021.

Atualmente são 61 cidades na bandeira vermelha (risco alto), 13 na laranja (risco médio), um município em amarelo (risco tolerável) e nenhum na cor verde (risco baixo). Além de Dourados, Coxim, Coronel Sapucaia e Nioaque aparecem na coloração cinza  (faixa de risco extremo).

Conforme fala da secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, durante transmissão ao vivo em redes sociais do Governo do Estado nesta manhã (30), a situação exige um grande esforço para conter o avanço da pandemia.

"Gestores municipais devem manter as restrições de acordo com sua classificação de risco, que são embasadas em critérios técnicos. É necessário que a população também faça sua parte, evite aglomerações e observe os protocolos de biossegurança. Nesse momento tão difícil, enquanto aguardamos a vacina, é muito importante o esforço de todos para diminuir a circulação viral", disse a secretária.

ÓBITOS E FALTA DE LEITOS

Dourados tem se destacado em dois dos principais critérios que norteiam as avaliações do Prosseguir: alta taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quantidade elevada de óbitos por Covid.

Conforme informações do boletim municipal do coronavírus disponibilizado pela prefeitura no início da tarde de quarta-feira (30), o município chegou hoje a 156 óbitos de moradores locais pela doença, sendo 35 ocorridas no decorrer de dezembro, considerado o mês mais letal da Covid em Dourados, desde o início da pandemia.

Com relação ao sistema de saúde, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem se mantido com taxas altas de ocupação em alas de UTI-Covid, apesar da ativação de 10 leitos públicos para adultos há uma semana.

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis