Município se mantém na bandeira laranja em mapa da Covid-19 após duas semanas
Desde a última publicação do mapa situacional do coronavírus, há 15 dias, Dourados permanece na bandeira laranja, de acordo com o documento divulgado pelo Governo do Estado, na quinta-feira (22). O fato indica que Dourados continua no nível médio de risco, sendo recomendadas atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco.
A classificação faz parte do monitoramento do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), que visa nortear as tomadas de decisões dos agentes públicos no combate à propagação e os impactos do coronavírus no Estado, de forma eficiente e a partir de dados concretos. As sugestões são validas até o dia 5 de novembro.
Dentre as recomendações do Prosseguir, na bandeira laranja, está o monitoramento do equilíbrio entre oferta e demanda de leitos da atenção básica. Atualmente, Dourados está com 80% dos leitos de UTI/SUS ocupado, de acordo com o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus.
De acordo com o mapa situacional, na 40ª Semana Epidemiológica (de 27/09 a 03/10), o mapa laranja era composto por 41 municípios, já na 42ª (de 11/10 a 17/10), o número subiu para 43 cidades. Neste período, o número de municípios na bandeira vermelha, grau alto, subiu de 30 para 32.
Além disso, no mapa atualizado, quatro municípios aparecem na faixa de risco tolerável (amarela), sendo que na publicação anterior do mapa (08/10), oito cidades estavam nesta faixa. O estado não apresenta nenhuma cidade nas faixas de risco baixo (bandeira verde) ou extremo (cinza).
Situação do coronavírus em Dourados
Dados divulgados pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, divulgados na quinta-feira (22), mostravam que Dourados somava 8.110 casos confirmados, desses, 7.484 eram considerados recuperados e 512 estavam em isolamento domiciliar.
Os hospitalizados somavam 27, sendo 11 em leitos de enfermaria e 16 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além disso, Dourados registrava 106 óbitos de moradores locais e de 61 pessoas de municípios da região, mas que estavam internadas na maior e mais populosa cidade do interior do Estado.
De acordo com o boletim epidemiológico, há 539 casos ativos em Dourados, ou seja, pessoas com potencial de transmissão.