Município recebe primeiro lote da Coronavac e começa vacinação simbólica nesta manhã
Dourados recebeu na manhã desta terça-feira (19) o primeiro lote das vacinas contra a Covid-19. Segundo o prefeito Alan Guedes (PP), a imunização deve começar de forma simbólica às 10h na unidade de saúde da Aldeia Jaguapiru, às 11h na Vila Rosa e às 12h no Lar do Idoso.
Nessa remessa, o Governo de Mato Grosso do Sul enviou 24,5 mil doses da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com a farmacêutica chinesa Sinovac.
“Na primeira fase do Plano Nacional de Imunização, serão imunizados idosos com mais de 75 anos, idosos institucionalizados, ou seja, em acolhimento, profissionais de saúde e população indígena que reside nas aldeias. É uma logística grande, mas estamos preparados”, afirmou o prefeito.
Ele detalhou haver planejamento para começar a vacinação simbólica hoje às 10h na unidade de Saúde da Aldeia Jaguapiru, mas essa agenda ainda depende de confirmação com as autoridades estaduais e do distrito de saúde indígena.
Independentemente de confirmar esse primeiro horário, às 11h devem ser imunizados profissionais da Unidade Básica de Saúde da Vila Rosa e às 12h idosos acolhidos no Lar do Idoso. “Vamos começar simbolicamente hoje de manhã e no mais tardar amanhã iniciamos a campanha”, pontuou Alan.
O prefeito informou ainda que foram escolhidas 20 das 38 salas de vacinação disponíveis nas unidades de saúde do município para concentrar as aplicações da vacina contra a Covid-19. Todo o planejamento deve ser divulgado ainda hoje pela prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, o acordo com as autoridades estaduais previa envio de 24,5 mil doses nesse primeiro lote, mas ainda vai ser feita a conferência no Núcleo Municipal de Imunização, onde a carga chegou em um micro-ônibus da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
“É necessário que a população mantenha a calma e continue com as medidas higiênico-sanitárias”, alertou, em referência ao uso de máscara e higienização das mãos, entre outras.