Município aparece com status de "bandeira vermelha", toque de recolher não deve ter mudança
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou na quarta-feira (14) o mapa situacional do Coronavírus em Mato Grosso do Sul e, mais uma vez, Dourados aparece com status de bandeira vermelha, o que representa grau alto de risco e que o toque de recolher permanece em vigência entre às 21h e 5h.
Os dados são do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), do Governo do Estado.
Para os munícipios que integram a bandeira vermelha são permitidas apenas atividades consideradas essenciais e não essenciais de baixo risco, com toque de recolher estabelecido das 21 horas até às 5 horas. A medida, porém, pode ser mais rígida, caso o Executivo municipal assim escolha.
Os números ressaltam a importância de se manter as medidas preventivas contra a contaminação, uma vez que o Estado ultrapassou o número de 5 mil óbitos desde o início da pandemia, com taxa de letalidade em 2,1%.
Em Dourados 369 pessoas faleceram vítimas da Covid-19, dois desses óbitos foram registrados na quarta (14).
Além disso, mais 107 pessoas testaram positivo para o vírus elevando o número de contaminados para o total de 25.712, com 23.884 pessoas recuperadas, 1.370 cumprindo o tratamento em isolamento domiciliar e 129 internadas em leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Além de Dourados outras 46 cidades completam a lista vermelha de alto grau de risco, são elas: Água Clara, Alcinópolis, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito e Brasilândia, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fatima do Sul, Gloria de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.
Segundo a SES, para definir a bandeira de cada cidade são considerados diversos fatores, como redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de leitos de UTI, disponibilidade de testes, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.
As cores são distribuídas em verde (grau baixo), amarelo (grau tolerável), laranja (grau médio), vermelho (grau alto) e cinza (grau extremo).