Greve na Reme continua após prefeitura manter proposta
Educadores da Reme (Rede Municipal de Ensino) decidiram pela manutenção da greve nas escolas e Ceim’s (Centros de Educação Infantil) de Dourados.
A pauta defendida é pelo cumprimento do piso nacional do magistério.
A definição ocorreu em assembleia na tarde desta quinta (17) na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).
Desta forma, as aulas permanecem suspensas na cidade, fato que já ocorre desde a segunda-feira, quando profissionais paralisaram as atividades.
Entre o final da manhã e o início da tarde, a administração municipal voltou a se reunir com o sindicato e reafirmou a proposta inicial, de reajuste parcelado em três vezes para o grupo magistério – 8% em abril, 7,5% em agosto e 2,39% em dezembro – e de 10,39% divididos em duas vezes – 8% em abril e 2,39% para dezembro - aos administrativos.
Também foi colocado na mesa a criação de um Fórum Permanente de Valorização da Educação com objetivo de tratar a possibilidade do alcance do piso salarial de 20 horas ainda em 2022, com o envio de um Projeto de Lei Complementar à Câmara Municipal dos Vereadores na primeira sessão após o recesso do meio do ano.
As informações foram levadas à Assembleia na sede do sindicato para análise dos profissionais. Após apreciação das medidas ofertadas, os educadores decidiram rejeitar o documento.
Na terça-feira, em proposta encaminhada pelo Simted à prefeitura, os profissionais aceitavam o parcelamento em três vezes, porém, com os índices de 18,8% retroativo a janeiro, 5,9% em agosto e outros 5,9% para dezembro.
Dourados News