Lei altera o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul

Governador de Mato Grosso do Sul sancionou a lei complementar que altera o Estatuto dos Profissionais de Educação Básica. 

Proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa e sanção foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial do Estado.

Entra as alterações no estatuto, está a garantia da integralização do piso salarial para 20 horas semanais, que será feito de forma escalona de 2022 até 2027.

Conforme o texto, a equivalência de 100% do piso será integralizada até 2027, sempre no mês de outubro, sendo 90% em outubro de 2020, 92% em 2023, 94% em 2024, 96% em 2025, 98% em 2026 e 100% em outubro de 2027.

Neste ano e no ano que vem, serão mantidos os percentuais anteriormente previstos.

A alteração atende a reivindicações antigas dos professores, segundo a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

Segundo o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, a elaboração da proposta foi feita após cinco anos de discussão com o governo.

Além da integralização do piso salarial, também há mudanças em outros pontos, como nas atribuições, estrutura e organização de cargos e carreiras, carga horária, promoção funcional, transformação de salários em subsídios, entre outros. 

O governo se comprometeu também a realizar concurso público para que os professores temporários passem a ser efetivos, a partir de 2022, que também era outro ponto considerado fundamental pela categoria. 

Correio do Estado

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis