Estado pode registrar geadas até o próximo sábado
O avanço de uma frente fria com forte massa de ar frio associada deve causar uma grande queda de temperatura em todo o Brasil, a partir desta quinta-feira (20). De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) de Mato Grosso do Sul, pode inclusive ocorrer geada em parte do estado até o próximo sábado, devido à acentuada massa de ar frio.
Ainda conforme o Cemtec, as temperaturas começam a despencar nesta quinta, com previsão de céu nublado a parcialmente nublado em todas as regiões e possibilidade de chuva nas regiões pantaneira, sudoeste, sul e central. Em Campo Grande, a temperatura deve ficar entre 15 e 21°C, enquanto as regiões sul e sudeste devem registrar as mínimas mais baixas, com previsão de até 5°C em Dourados e Porto Murtinho.
Na sexta-feira (21), há previsão de chuva para quase todo o estado, com as temperaturas caindo ainda mais. Na capital, os termômetros não devem passar dos 15°C, com mínima de 8°C. Sete Quedas deve registrar as temperaturas mais baixas na data, com mínima de 5 e máxima de 14°C.
Mas a "onda de frio" deve atingir seu pico mesmo no sábado (22). O Cemtec afirma que as chuvas deverão cessar e a massa de ar frio de origem polar se intensificará no Estado, causando queda ainda mais acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geada na parte centro-sul do Estado. As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 3°C a 26°C.
Conforme o Cemtec, o último inverno mais rigoroso em Mato Grosso do Sul ocorreu em 2013, quando o estado registrou cinco temperaturas negativas ao longo do mês, com a menor temperatura histórica de agosto ocorrendo em Bela Vista, com -2,5 °C. Neste ano, a mínima registrada no estado foi de 1,1°C, em Iguatemi, no mês de maio. A finalização do enfraquecimento da massa de ar frio está estimada para o dia 25 de agosto.
Dourados Agora