A prefeita Délia Razuk exonerou o diretor de departamento lotado na Semed
A prefeita Délia Razuk exonerou na quinta-feira (19) o diretor de departamento lotado na Semed (Secretaria Municipal de Educação), Edinaldo Teixeira Moraes. Ele era responsável pela manutenção da frota utilizada para o transporte escolar de estudantes em Dourados.
Para seu lugar, a chefe do Executivo nomeou Luiz Carlos de Araújo Bitencourt. Tanto a demissão, quanto a nova contratação, já foram publicadas na edição de sexta-feira (20) do Diário Oficial do Município.
A administração tomou a medida após a crise envolvendo o transporte escolar do município, que resultou em protestos por parte de pais e alunos de várias localidades.
Eles reclamam falta de atenção por parte do município, já que boa parte dos veículos estão em manutenção, deixando os estudantes sem aulas.
No dia 11 de setembro, o MPE (Ministério Público Estadual), ajuizou ação civil pública pedindo a aplicação de multa diária de R$ 10 mil a cada ônibus do transporte escolar parado em Dourados.
Os bairros mais afetados são Sitioca Campina Verde, Sitiocas Ouro Verde, Bonanza I e II, Residencial Campina Verde, Residencial Parizzoto, Chácaras Trevo e Comunidade Vitória (Sitioca Campo Belo).
Na ação, a Promotoria de Justiça pede que os entes públicos “se abstenham de interromper o fornecimento de transporte escolar aos alunos das redes públicas de ensino municipal e estadual, em decorrência das constantes manutenções ou qualquer outras questões administrativas/técnicas, devendo tomar medidas preventivas e emergenciais adequadas para que, acaso seja necessária e indispensável a paralisação de determinado veículo, haja outro(s) à disposição capaz(es) de absorver a demanda, de forma a assegurar o direito ao transporte escolar integral, gratuito e contínuo, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil, por veículo paralisado”.
O procurador-geral do município, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, justificou na quinta-feira que a ausência de transporte escolar na região das sitiocas foi motivada pela falta de manutenção na frota própria do município.
Ele informou que será realizada licitação para contratar empresa que faça gerenciamento e manutenção dos veículos e pontuou que os ônibus do transporte escolar devem voltar a trafegar nas sitiocas em até 20 dias.
Dourados News