Decreto autorizou a retomada do funcionamento do varejo das 9h às 16h

O comércio de Ponta Porã, cidade com um caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), voltou a funcionar nesta segunda-feira (30). O decreto municipal n° 8.471 da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, publicado ontem, autoriza o funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 9h e 16h. Do lado paraguaio os comerciantes continuam com as portas fechadas.

A prefeitura da cidade havia determinado na semana passada o fechamento do comércio, autorizando apenas o funcionamento de serviços essenciais. O toque de recolher, das 20h às 5h continua em vigor.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (Acepp), Fabrícia Prioste, disse que o comércio teve fluxo normal. “Aparentemente a movimentação na rua está normal como antes. A princípio vejo as empresas buscando os EPIs para se adequarem à nova rotina”, disse.

A representante dos empresários do comércio de Ponta Porã  disse ainda que é um momento muito delicado. “Todos nós envolvidos como líderes estamos buscando as melhores alternativas”, reiterou.

De acordo com o empresário Amauri Ozório Nunes explicou que as pessoas voltam timidamente para as ruas. “Voltando devagar, mas é melhor que ficar fechado. Temos duplicatas vencidas e precisamos de dinheiro para pagar os funcionários”, afirmou.

Conforme o decreto, ficam autorizados o funcionamento de restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés e padarias. Tanto por entregas em domicílio ou de retirada de alimentos e produtos no local, quanto o consumo no próprio estabelecimento, desde que mantido um espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas.

Os salões de beleza, centros de estética, esmaltarias, barbearias, “spas” e estabelecimentos congêneres, poderão atender somente mediante agendamento prévio, com restrição de público no seu interior, evitando filas de espera e aglomerações. 

Já as obras de construção civil ficam limitadas à mão de obra de no máximo dez trabalhadores, sob pena de cassação do alvará de construção e demais penalidades aplicáveis. informa o documento.

PARAGUAI

Do lado paraguaio a fronteira e o comércio continuam fechados. Na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã, a expectativa é que a flexibilização da abertura do varejo comece na segunda semana de abril.

"Em Pedro Juan Caballero o comércio fronteiriço continua fechado, assim como as fronteiras. Acredito que lá pelo dia 12 de abril o comércio comece a abrir novamente", explicou o presidente da Câmara de Indústria, Comércio Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero, Víctor Hugo Barreto.

Correio do Estado

 

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis