Cidade inicia a semana com chuva recorde nas primeiras horas
Dourados iniciou a semana com chuva recorde nas primeiras horas desta segunda-feira (25) e está prestes a registrar o janeiro mais chuvoso da história recente. Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, somente em 1 hora e 56 minutos foram 63.2 milímetros nesta madrugada.
Todo esse volume de água, maior diário neste ano, deverá ser somado aos 232.7 milímetros acumulados do dia 1º até domingo (24), elevando o total mensal a 295.9 milímetros.
De acordo com as estatísticas do Guia Clima, atualizadas pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, ao longo dessas mais de quatro décadas somente 1997 (299.7 milímetros) e 2018 (302.3 milímetros) tiveram mais chuva em terras douradenses.
No entanto, esses índices ainda podem ser superados neste mês porque as previsões climáticas apontam para mais precipitação pluviométrica pelo menos até sábado (30).
O CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia de hoje.
Além disso, também indica pancadas de chuva na terça-feira (26) e chuvas isoladas nos demais dias da semana.
Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) incluiu Dourados em zona de alerta de chuvas intensas com possibilidade de precipitação pluviométrica 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia.
Ao longo dos mais de 40 anos de monitoramento climático, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou que o maior volume diário de chuva registrado em Dourados foi de 148.4 milímetros, no dia 8 de dezembro de 2006.
Dourados News