Cemitérios tem pouco movimento no dia de finados
O Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, normalmente é marcado por um grande fluxo de pessoas passando pelos cemitérios a fim de fazer orações por aqueles que já partiram, entretanto, neste ano esse cenário está um pouco diferente. Em visita aos cemitérios, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus e Parque Dourados foi notada uma movimentação tímida de populares.
Pessoas com máscaras, álcool gel e funcionários aferindo a temperatura na entrada destes locais fazem parte do ‘novo normal’ neste dia de celebrações e homenagens. De acordo com os fiscais da Prefeitura Municipal de Dourados, a movimentação diminuiu em 70% nos cemitérios públicos, provavelmente devido à pandemia do novo coronavírus.
A estimativa é que menos de 50 mil pessoas visitem os cemitérios em Dourados neste ano devido ao Covid-19.
Em decreto publicado no dia 22 de outubro, a prefeitura proibiu a utilização das capelas, além de tornar obrigatório o uso de máscaras nestes ambientes. De acordo com o documento, o número máximo de lotação deve ser de 30%. Nos cemitérios municipais, há totens com álcool em gel para uso da população, porém, a aferição de temperatura só está sendo feita no cemitério particular.