Além da Capital, a SES notificou mais uma ocorrência da doença em Itaquari, a primeira no interior

Em boletim epidemiológico divulgado neste sábado (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados dois novos casos de Varíola dos Macacos (monkeypox) em Campo Grande. 

Atualmente segundo os dados da SES, oito casos da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo sete registros em Campo Grande e o primeiro caso no interior situado em Itaquirai. 

Ao todo são 26 notificações de varíolas dos macacos desde maio no Estado, com 11 casos sob suspeita e sete descartados.

O principal sintoma da doença é a erupção cutânea que são manchas vermelhas na pele e feridas, presente em todos os casos registrados no Estado. Outros sintomas da doença são a Febre e a adenomegalia, inchaço que surge no pescoço.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ainda não há tratamentos específicos para o vírus da varíola dos macacos. A atenção clínica deve amenizar ao máximo os sintomas para prevenir sequelas em longo prazo. 

Vírus

A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, que infecta roedores na África, com os macacos se tornando hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. 

Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países. No Brasil 800 casos já foram confirmados.

Transmissão

A varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. 

A transmissão de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou objetos contaminados. Ela ocorre principalmente por gotículas respiratórias. 

A enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

Saiba

O primeiro caso de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul foi notificado na data de 15 de julho.

O caso confirmado era referente a um homem de 41 anos de idade, morador de Campo Grande.

Segundo as informações da SES, este homem apresentou sintomas como febre, adenomegalia (ínguas), erupção cutânea (feridas) na pele e na genitália.

Ainda conforme a SES, a doença se manifestou no paciente no dia 29 de junho de 2022, após ele ter viajado para São Paulo entre os dias 16 e 19 de junho.

O paciente ficou em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização.

Correio do Estado

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis