Alvo de furtos e abusos no trânsito, avenida passa a ser monitorada por câmeras
A avenida Guaicurus começa a ser monitorada por 16 câmeras de vídeo instaladas ao longo de parte de seu trajeto. A medida é realizada na tentativa de evitar assaltos a usuários e furtos em cabos da rede pública de iluminação, além de conter abusos no trânsito e tráfego de veículos suspeitos.
De acordo com o comandante da PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) em Dourados, capitão Thiago Custódio, os equipamentos estão implantados desde a intersecção da Perimetral Norte até o trevo de acesso ao Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira e Cidade Universitária.
“Serão 16 câmeras instaladas nessa fase inicial”.
Dos equipamentos citados, faltam apenas dois que serão colocados no trecho final ao término das manutenções de postes e fiações.
Placas de sinalização informando a população sobre o monitoramento foram implantadas no trajeto. Através de aplicativo instalado na base da PMRE ou nos aparelhos de telefone celular da corporação, os policiais conseguem acompanhar a movimentação.
“Pelo celular o policial acompanha toda a movimentação da avenida. Placas de sinalização durante todo esse trecho foram implantadas avisando sobre o monitoramento. Objetivo é preventivo e educação no trânsito. Vamos evitar pequenos furtos na região, excesso de velocidade de veículos, conversões proibidas nas lombadas elevadas, uso de celular, se há suspeitos trafegando e também vandalismo”, disse.
Conforme o comandante, o monitoramento da Guaicurus passou a ser debatido em janeiro pelo Coised (Conselho Institucional de Segurança de Dourados) e a instalação dos equipamentos em agosto.