Dia da Bandeira

A comemoração ao Dia da Bandeira foi instituída na história do país após a Proclamação da República, em 1889, e acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Com o fim do período Imperial (1822-1889) e com as mudanças que ocorreram no Brasil, a bandeira – desenhada por Jean Baptiste Debret – que representava o império, foi substituída pelo projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.

Essa nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro.

Seis curiosidades sobre a nossa bandeira:

  1. “Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. No entanto, o lema completo, cunhado pelo criador do Positivismo, Augusto Comte, é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
  2. Todos os dias a Bandeira Nacional deve ser hasteada no Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, nas sedes dos ministérios, nos tribunais superiores, no Tribunal de Contas da União, nas sedes de governos estaduais, nas assembleias legislativas, nos Tribunais de Justiça, nas prefeituras e Câmaras de Vereadores, nas repartições públicas próximas da fronteira, nos navios mercantes e nas embaixadas.
  3. As escolas públicas e particulares devem hastear e arriar a bandeira pelo menos uma vez por semana.
  4. Quando a bandeira estiver sendo hasteada ou arriada, ou levada em marcha ou cortejo, nenhum homem (exceto os militares) pode usar chapéu, boné ou qualquer outra coisa sobre a cabeça. Já os militares devem prestar continência.
  5. A bandeira que fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior bandeira nacional do mundo: tem 286 metros quadrados. Já o mastro tem 100 metros de altura.
  6. Além da Bandeira, são Símbolos Nacionais o Hino, as Armas e o Selo Nacional. Por lei (Lei 5.700/1971) ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do Hino Nacional.
hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın algüneş panelibacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelicialis fiyatcinsel ilaç eczanebeyazit zeytincilikcialis