Estreante na competição, a CREC é o único representante de MS na edição desse ano
O atual campeão do campeonato estadual, o Esporte Clube Costa Rica, vai jogar nesta quarta (02), às 20h, no estádio Laertão contra o ABC-RN, pela primeira fase da Copa do Brasil 2022.
Diante do cenário, a cidade de Costa Rica vive momentos de expectativa para uma das partidas mais importantes do time da cidade.
Estreante na competição, apenas a vitória classifica a equipe para a próxima fase da Copa do Brasil. Até o momento, o Costa Rica vem fazendo uma brilhante campanha no Sul-Mato-Grossense.
Apenas em seis partidas, o time venceu cinco jogos e perdeu apenas um pelo Grupo A.
Seu adversário ABC foi campeão do primeiro turno do campeonato potiguar, perdendo apenas um jogo em sete partidas disputadas.
Para o treinador do Costa Rica, Ito Roque, "o ABC é uma equipe forte, muito bem comandada pelo técnico Moacir Jr. , que vem de um acesso para a série C do campeonato brasileiro e acabou de ser campeão do 1º turno potiguar. Com isso, sabemos que teremos que ser bem competitivo para esse jogo. Buscar a vitória, porém de uma maneira equilibrada", explica.
A preparação do Costa Rica, para essa partida, está focada na organização tática da equipe.
"Trabalhos que antecederam o jogo de amanhã, foram todos voltados para a parte tática, tanto no setor ofensivo, quanto no defensivo. Trabalhamos muito para deixar a equipe compacta e equilibrada dentro de campo", esclarece Ito Roque.
Para os jogadores do clube, o pensamento nos últimos dias que antecedem o confronto é o de ir em busca da classificação.
"A expectativa é a melhor possível, na nossa cabeça não passa outra coisa além de uma classificação, sabemos que será um jogo muito difícil e equipe do ABC é uma equipe bem qualificada, mas nosso time também tem muita qualidade, e vamos em busca da classificação histórica para cidade de Costa Rica", disse Rodolfo Fagundes, goleiro do Costa Rica.
Torcida em peso
Há muita expectativa por parte dos torcedores da cidade de Costa Rica para ver a partida contra o ABC. Jogos grandes, como esse da Copa do Brasil, costumam movimentar a cidade na véspera do confronto, já tem movimento na compra de ingressos e camiseta do clube.
É esperada lotação máxima de 5 mil torcedores nessa quarta (02), no estádio municipal Laerte Paes Coelho (Laertão).
"Sabemos o quanto a cidade e os torcedores de Costa Rica esperaram por esse momento, creio que o apoio deles será muito importante para nós, para conseguirmos essa tão sonhada classificação", declara Rodolfo.
Retrospecto do Interior
Nos últimos seis anos, os times do interior tiveram um bom retrospecto nos jogos únicos da primeira fase. Sete de Setembro, Corumbaense e Águia Negra já conseguiram a façanha de se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil.
Em 2020, o Águia Negra derrotou o Sampaio Correia em Rio Brilhante por 2x1, com gols de Erick Romão e gol contra do Paulo Sérgio. No mesmo ano, o Aquidauanense fez bom jogo, mas perdeu de 1x0 contra o ABC-RN, mesmo adversário que o Costa Rica vai encarar neste ano.
Dois anos antes, em 2018 o Corumbaense fez história nessa mesma fase da Copa do Brasil vencendo o ASA de Alagoas, no estádio Arthur Marinho, pelo placar mínimo de 1x0, gol de falta do Elívelton.
O Sete de Setembro também venceu uma equipe nordestina na primeira fase, em 2017, por 1x0 no estádio Douradão, gol feito pelo zagueiro Juan.
Correio do Estado